sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Representação tem suas obrigações.

Festas e jogos... Coisas boas para o estudante, mas será essa a verdadeira função da representação estudantil?

Para que será que existe uma entidade com a sigla FENEAD ou CA ou DA? O que farão ou fazem seus membros? Para que serve as Entidades de Base como o Diretório Acadêmico e Centro Acadêmico?

Muitos estudantes já se terão indagado, com razão, sobre pelo menos uma destas questões. Cumpre esclarecer aos colegas que a representação estudantil, bem como o movimento estudantil, é, ou deveria ser, um órgão criador de uma consciência política no estudante, não uma consciência político-partidária, o que, aliás, é vedado por estatutos, mas sim em um sentido de relação política do estudante com a Faculdade, os membros do corpo docente
e a comunidade.

Representação estudantil não é brincadeira, a FENEAD e Entidades de Base (CA e DA) não estão aqui apenas para ocupar espaço físico, mas para ocupar espaço na consciência de cada estudante, fazer com que ele se interesse pelos assuntos acadêmicos e administrativos de sua Faculdade e curso no cenário nacional. Afinal que profissional seremos?

Se os alunos não se importam em participar e "fiscalizar" o que ocorre em sua casa de estudos, que é a que irá, com a formação por ela ministrada, garantir-lhes uma boa colocação profissional no futuro, então com o que se importarão?

O Movimento Estudantil tem muito a oferecer e a receber dos alunos, tanto no campo da academia, quanto no campo da cidadania.

Quantos dos colegas não têm projetos, ideias, que gostariam de ver apresentadas ao nível estadual ou nacional? Quantos não imaginam propostas para o desenvolvimento do Município, para a melhoria das condições da população, e por que não até Nacional?

Muitos acreditam. Eu ACREDITO!

Muitos são, de fato, mas que não sabem como, aonde ou a quem recorrer. A dica é: juntem a este movimento; utilize a força do grupo para um bem maior! É para isso, para implementar essa consciência política, cidadã que existe o Movimento Estudantil, para integrar o aluno e a Faculdade com a sociedade.

Fazer com que o estudante, representante do meio acadêmico, possa levar a cabo seus ideais, seus planos.

Se você sentiu que pode, que quer fazer acontecer algo, não pense duas vezes.

Há uma entidade esperando por você para que possamos realizar juntos a verdadeira função social da representação, do movimento estudantil e da Faculdade, que é a de criar um futuro melhor utilizando-a dos conhecimentos adquiridos em prol de nossos semelhantes.

Newton Pantozzi
Presidente da FENEAD 2008/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário