segunda-feira, 21 de março de 2011

Sistema CFA-CRAs

A estrutura de apoio aos administradores, defesa e fiscalização da profissão é garantida pelo sistema CFA-CRAs, ou seja, pelo Conselho Federal de Administração e pelos Conselhos Regionais de Administração.

O CFA tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão de Administrador, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais, julgar, em última instância, os recursos de penalidades impostas pelo CRA, votar e alterar o Código de Ética Profissional dos Administradores, além de zelar pela sua fiel execução, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País.

O Conselho Federal de Administração é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão de Administrador, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. Este, que tem como missão promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão do Administrador visando a defesa da Sociedade, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração – CRAs, sediados em todos os Estados da Federação.

Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão de Administrador; organizar e manter o registro de Administrador; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais dos Administradores, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.

O CFA também se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Mas em sua estrutura organizacional possui uma ampla estrutura composta do Plenário, Câmaras setoriais, Diretoria, Comissões e Assembléia de presidentes de CRAs.

terça-feira, 1 de março de 2011

2º Encontro do Conhecimento em Administração

No dia 23 de novembro de 2010, o membro do CRA Adm Daniel Kobata palestrou a convite do CRA no 2º Encontro do Conhecimento em Administração - ENCOAD.

O tema da palestra foi Teoria vs Prática: o que a faculdade de administração não ensina e a recepção do público, com perguntas e dúvidas, mostrou que a fala do Daniel foi bastante rica e produtiva no sentido de ilustrar aos presentes como se pode - e deve - ir além da sala de aula quanso se está estudando administração.

Para ver as fotos e o vídeo da palestra do Daniel Kobata, bem como o material das demais palestras do ENCOAD, é só acessar o link http://www.crasp.gov.br/app/PL/encoad2010/Arquivos.aspx.

Aguardem!

Estamos preparando o site do Comitê Jovens Administradores (CJA), do Conselho Regional de Administração de São Paulo, para que vocês possam acessá-lo com frequência e encontrar aqui notícias e novidades de interesse dos estudantes e jovens administradores.

Não perca, em breve o novo site do CJA!